ensino

Deixe-se seduzir pelo francês

Tal como o português, o francês é uma língua românica, o que torna a aprendizagem mais fácil, rápida e eficiente. Por isso, o francês é a 2ª língua mais ensinada em Portugal e no mundo também.

Aliás, segundo um estudo recente, 35% das pessoas considera o francês a língua mais sexy do mundo! Olàlà!

Aprender francês
Ensinar francês

Aprender francês

Rede das Alliances Françaises em Portugal

As Alianças Francesas são estabelecimentos no estrangeiro onde o francês é ensinado para diferentes níveis (iniciante, intermédio, profissional, etc.) mas também o lugar ideal para aprender mais sobre a cultura francesa!

No final de cada curso realizado, o estudante recebe uma certificação oficial do seu nível, que pode utilizar para o seu futuro académico e profissional.

Em Portugal, existem 10 Alliances Françaises agrupadas em uma rede, que estão presentes nas cidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, Viseu, Leiria, Santarém, Setúbal, Beja e no Algarve

Universidades

Existem mais de 70 universidades públicas em França. Reconhecidas em todo o mundo, as universidades francesas oferecem um ensino de alta qualidade que cobre todos os campos do conhecimento a um custo muito acessível.

Mas as universidades não são os únicos lugares a estudar em França. Muitas escolas, privadas ou públicas, oferecem formações especializadas de alta qualidade: engenharia, moda e design, business school… Há algo para todos!

Cada curso, desde a Licenciatura até o Mestrado, está disponível no site da Campus France.

De um ponto de vista geral, estudar em França é uma oportunidade incrível para se beneficiar  tanto de um excelente conteúdo académico como de um ambiente de vida único no mundo.

Bolsas de estudo

Estudar em França é muito acessível, e se o custo de vida for um pouco mais elevado do que em Portugal, há muitas possibilidades de bolsas de estudo!

Existem também outro tipo de ajudas, tais como subsídios de alojamento, que estão abertos a todos para que os estudantes possam encontrar alojamento adequado. As residências universitárias estão também disponíveis para estudantes de intercâmbio.

Senão, estão disponíveis bolsas de estudo ou de estágio, emitidas pelo governo francês, mas também pelas regiões ou instituições públicas e privadas.

Uma lista não exaustiva de programas de bolsas de estudo está disponível no website Campus Bourse!

Liceus franceses em Portugal

O Lycée Charles Lepierre em Lisboa e o Lycée Français International no Porto são duas escolas de excelência, que acolhem estudantes desde a pré-primária até ao ensino secundário. O ensino é feito num contexto internacional com aulas em francês e português, havendo também a possibilidade de optar pela secção europeia e ter também aulas em inglês no secundário.

Para além da reputade qualidade de ensino, permitem aos estudantes ingressar no ensino superior não só francês e português, mas também em inúmeros países, pois o diploma do Baccalauréat é reconhecido a nível internacional.

Redbridge School

A Redbridge School é uma escola multilingue em Lisboa, onde crianças de 3 a 6 anos podem aprender enquanto se divertem, e desenvolver as suas capacidades. O ensino é feito em francês, inglês e português ao mesmo tempo.

L’École Trilingue Restelo

L’Ecole Trilingue de Restelo, em Lisboa, é uma escola aberta a crianças dos 2 aos 6 anos de idade, que estão imersas num ambiente internacional. O ensino é em francês, inglês e português, para que as crianças se habituem a estes novos sons desde muito pequenas e os dominem mais rapidamente.

Secções Europeias de Língua Francesa (SELF)

As secções europeias de língua francesa existem em escolas secundárias portuguesas onde a aprendizagem do francês é reforçada por cursos de línguas adicionais, mas também  onde os alunos seguem disciplinas não linguísticas, como história, geografia ou matemática que são ensinadas inteiramente em francês.

Para além de facilitar a aprendizagem do francês, estas secções também lhe permitem ter um nível reconhecido no final do curso, sendo uma verdadeira mais valia na hora de se candidatar à universidade!

Ensinar francês

Webinar L’Heure du prof

“L’Heure du prof” é uma série de webinars mensais criados pelo Instituto Francês de Portugal para professores de francês.

Cada webinar dura 1 hora, durante a qual professores e formadores podem apresentar as suas ferramentas e dicas para dar aulas de francês.

Para participar, o registo é feito no sítio web do Institut Français du Portugal.

Cinelíngua francesa

Cinelíngua é um dispositivo que permite aos professores de francês utilizar o cinema como instrumento de aprendizagem da língua e cultura francesa. O objetivo é de facilitar a aprendizagem do francês, mostrando filmes franceses aos estudantes.

Associação Portuguesa de Professores de Francês (APPF)

A APPF é uma associação de professores que ensinam francês em Portugal. Visa promover o ensino do francês, mas também apoiar os professores na sua atividade profissional.

Criada em 1986, conta com mais de 300 membros.

Associação Portuguesa de Estudos Franceses (APEF)

A APEF é uma associação que visa promover os estudos franceses na universidade, mas também na escola e no mundo profissional.

Organiza regularmente fóruns e congressos entre os seus vários membros e publica em várias revistas internacionais de investigação.

Desde 2009, a APEF lançou uma revista digital: Carnets, revue électronique d’études françaises.

abat-jour

atelier

bâton

bonbon

chef

souvenir